metropoles.com

Cintra critica reforma tributária de Bolsonaro: aumenta impostos

Ex-secretário da Receita Federal é entusiasta da proposta do Imposto Único, que prevê a junção de todos os tributos em um só

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque e bolsonaro
1 de 1 Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque e bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR

Entusiasta do chamado “Imposto Único”, o ex-secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, criticou a proposta da reforma tributária defendida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O economista foi exonerado da equipe do atual governo no âmbito da criação de uma “nova CPMF” – imposto sobre transações financeiras rejeitado por Bolsonaro.

Cintra começou a crítica ao relembrar de promessas de campanha do então candidato à presidência da República. Um dos principais compromissos firmados entre Bolsonaro e a classe de eleitores foi a não criação de novos impostos. “E agora Presidente?”, questionou o economista, em tom provocativo.

“A criação de IVAs, como o novo Pis/Cofins, vai ser um gigantesco aumento de carga tributária para a ampla maioria da sociedade se não vier junto com ampla desoneração do custo do trabalho”, opinou Cintra em rede social na manhã desta quarta-feira (06/11/2019). 

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a proposta da reforma Tributária a ser enviada pelo governo federal deverá ser implantada por fases. Além do lançamento do IVA dual, que prevê dois tipos de impostos únicos: o federal e o estadual, e da junção do PIS, Cofins e IPI, o ministro espera o acoplamento dos estados e municípios ao texto. 

“Examinávamos o imposto sobre transações [que o mercado chama de nova CPMF], que permitiria que as outras alíquotas fossem mais baixas. Mas, quando todo o mundo rejeitou, foi preciso recalibrar os outros impostos para cima”, relatou Guedes, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo no último final de semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?