Casa própria: Caixa estuda financiamento com juros fixos, sem correção
A medida, anunciada pelo presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães, está em discussão com o ministro Paulo Guedes
atualizado
Compartilhar notícia
A Caixa Econômica Federal (CEF) estuda lançar uma linha de financiamento habitacional com uma taxa de juros fixa. Dessa forma, quem comprar um imóvel saberá o valor das parcelas até a quitação. As informações são do jornal Extra.
A medida, segundo o presidente da CEF, Pedro Guimarães, está em discussão com o ministro da Economia, Paulo Guedes. A ideia é que não haja nenhuma correção, como a Taxa Referencial (TR) ou a inflação (IPCA).
Guimarães admite que há risco inflacionário nessa proposta, principalmente nos primeiros cinco anos de contrato. No entanto, o presidente da Caixa destaca que o cenário atual do Brasil apresenta tendência de queda na inflação.
De acordo com Guimarães, a Caixa lançou no fim de agosto uma linha de financiamento que tem correção pelo IPCA, além de juros entre 2,5% e 4,95%. Até o momento, foram emprestados mais de R$ 100 milhões nessa modalidade.