Capacidade instalada de energia solar sobe 59% no Brasil em 2022
Salto foi de 13,8 GW para 22 GW; expectativa é a de que em breve a fonte ultrapasse a capacidade instalada da energia eólica no país
atualizado
Compartilhar notícia
A capacidade instalada de geração de energia solar no Brasil registrou alta de 59,4% de janeiro a novembro deste ano, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O salto no período foi de 13,8 gigawatts (GW) para 22 GW.
O dado corresponde à soma da capacidade de usinas de grande porte e dos sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
A expectativa é a de que em breve a fonte ultrapasse a capacidade instalada da energia eólica no país, que hoje é de 23,2 GW.
A capacidade instalada de geração de energia solar corresponde a 10,8% da matriz elétrica do Brasil (ou duas usinas de Belo Monte, no Pará).
Segundo a Absolar, a fonte solar já trouxe ao país, nos últimos dez anos, algo em torno de R$ 114 bilhões em novos investimentos, além de uma arrecadação de R$ 35,7 bilhões e 660 mil empregos.
De acordo com a entidade, a energia solar já evitou a emissão de 30,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.