metropoles.com

Campos Neto será presidente do Conselho Consultivo das Américas do BIS

Mandato de Roberto Campos Neto no órgão terá início em janeiro de 2023 e duração de dois anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O economista Roberto de Oliveira Campos Neto, indicado pela presidência da República para o cargo de presidente do Banco Central, durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado
1 de 1 O economista Roberto de Oliveira Campos Neto, indicado pela presidência da República para o cargo de presidente do Banco Central, durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, será o novo comandante do Conselho Consultivo das Américas (CCA) do Banco de Compensações Internacionais (Bank for International Settlements, o BIS).

O mandato de Campos Neto no órgão terá início em janeiro de 2023 e duração de dois anos. Ele sucederá John Williams, presidente do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) de Nova York. A escolha de Campos Neto foi feita pelo Conselho de Diretores do BIS.

Criado em 2008, o CCA tem como membros os presidentes dos Bancos Centrais dos países das Américas que compõem a instituição: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.

Entre as missões do BIS, estão promover discussões e facilitar a cooperação entre os Bancos Centrais e realizar pesquisas sobre políticas de interesse do grupo.

Campos Neto no BC

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o BC em 2019, Campos Neto ficará na presidência do banco pelo menos até 2024 – ao final do atual mandato, ele pode ser reconduzido.

Como o Metrópoles noticiou, apesar de Campos Neto ter sido nomeado por Bolsonaro, emissários de Lula e o próprio presidente eleito têm feito acenos positivos ao chefe do BC.

Em setembro, o próprio Lula teceu elogios públicos a Campos Neto, a quem classificou como “economista competente” e “pessoa razoável para conversar”.

“Eu não me metia na política do [Henrique] Meirelles, mas vamos conversar com o presidente do Banco Central”, afirmou Lula, recordando seus dois primeiros mandatos. “O Banco Central tem como finalidade fazer com que a inflação seja controlada, e o único mecanismo que tem para isso é aumentar a taxa de juros. É preciso criar outro mecanismo”, completou.

Reconhecimento internacional

Em 2021, Campos Neto foi escolhido pela revista The Banker, especializada em finanças, como o melhor presidente entre os principais Bancos Centrais do mundo. Ele foi laureado em duas categorias: Global e Américas. Foi a segunda vez que um brasileiro conquistou o prêmio – a primeira havia sido em 2018, com Ilan Goldfajn.

No dia 15 de novembro, o presidente do BC foi um dos participantes da Brazil Conference, seminário promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em Nova York. Ele afirmou que o país precisa seguir o caminho da responsabilidade fiscal e avançar na agenda de reformas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?