metropoles.com

Câmara pode votar controle de empresas aéreas por capital estrangeiro

Atualmente, o máximo permitido pelo Código Brasileiro de Aeronáutica é de 20%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay/Divulgação
aircraft-728824_1280
1 de 1 aircraft-728824_1280 - Foto: Pixabay/Divulgação

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (4/9) o projeto de lei que autoriza o controle total de empresas aéreas instaladas no Brasil por capital estrangeiro. Atualmente, o máximo permitido pelo Código Brasileiro de Aeronáutica é de 20%. A proposta é defendida pelo governo. Para o Planalto, a proposta aumentará a competição e a quantidade de cidades e rotas atendidas pela aviação civil.

O controle de empresas aéreas por capital estrangeiro já ocorre em países como Colômbia, Bolívia e Índia. União Europeia, Austrália e Nova Zelândia admitem 100% de capital estrangeiro para empresas com atuação somente dentro de seus territórios.

O projeto de lei 2.724/15 também reformula dispositivos da Política Nacional do Turismo. Entre as mudanças, destacam-se as relacionadas às agências de turismo. Elas não poderão ser mais classificadas como agências de viagens.

Fundo Soberano
Mas para votar o projeto relacionado às empresas aéreas, os deputados precisam liberar a pauta com a votação da Medida Provisória 830/18, que acaba com o Fundo Soberano do Brasil (FSB). Ele é uma espécie de poupança pública criada pela Lei 11.887/08 com o objetivo de atenuar o efeito de crises econômicas sobre o País.

Os recursos do fundo soberano serão destinados ao pagamento da dívida pública federal (DPF). No final do ano passado, ela atingiu R$ 3,55 trilhões. As votações no plenário fazem parte do esforço concentrado da Câmara por conta do período eleitoral. (Com informações da Agência Câmara)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?