“Caixa vai beneficiar 106 milhões com FGTS e PIS/Pasep”, diz Guimarães
Desse total, apenas os beneficiários do FGTS serão 96 milhões. Outros 10 milhões são oriundos do PIS/Pasep
atualizado
Compartilhar notícia
Durante cerimônia no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira (24/07/2019), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, afirmou que o banco espera beneficiar 106 milhões de brasileiros com a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a liberação do PIS/Pasep.
“Serão exatos 106,4 milhões de pessoas atendidas pela Caixa Econômica. Sendo 96 milhões no FGTS e 10,4 milhões no PIS/Pasep”, explicou Guimarães.
Ainda de acordo com ele, esses saques significarão quatro vezes mais operações que há dois anos. Isso porque, em 2017, o então presidente Michel Temer (MDB) autorizou que os trabalhadores retirassem o FGTS de contas inativas.
O presidente da Caixa destacou ainda a avaliação de que fato de o governo ter permitido o saque de apenas R$ 500 por trabalhador neste ano não diminui a importância a medida.
“Acreditamos que 20% dos trabalhadores que receberão o montante irão pagar dívidas, o que significa trazer de volta todos para a cidadania”.
MP
O governo anunciou, nesta quarta-feira (24/07/2019), uma série de medidas que permitem aos trabalhadores, por exemplo, sacarem dinheiro das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O saque, que poderá ser feito a partir de setembro, será de R$ 500 por conta vinculada ao nome do trabalhador, ou seja, tanto das contas ativas como inativas.
Outra iniciativa foi a criação do chamado saque-aniversário, que vai conceder, a partir de 2020, a possibilidade de sacar anualmente um percentual de saldo do FGTS no mês de aniversário do usuário da conta. Foi anunciada também a ampliação na distribuição dos resultados do fundo, que irão direto para o bolso do trabalhador.