metropoles.com

Caixa suspende novamente financiamento da linha Pró-cotista FGTS

O banco alega falta de recursos. A linha de crédito é uma das mais atraentes, oferecendo juros baixos com uso do FGTS na compra de imóveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
IPTU
1 de 1 IPTU - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Caixa Econômica Federal suspendeu nesta segunda-feira (19/6) a linha de crédito que usa o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiar imóveis com juros mais baixos para trabalhadores com carteira assinada. A linha Pró-cotista foi suspensa por falta de verba.

“A Caixa Econômica Federal informa que estão suspensas as contratações de novas operações da linha de crédito Pró-cotista – recursos FGTS, em razão do comprometimento total do orçamento disponibilizado pelo Conselho Curador do FGTS para o exercício de 2017”, informou o banco em comunicado.

Em abril deste ano, a linha de financiamento também foi suspensa. A Pró-cotista é uma das mais atraentes na área habitacional, só perde em número de vendas para o Minha Casa, Minha Vida.

A Caixa nega que a suspensão é consequência da liberação dos saques de contas inativas do FGTS. “O saque das contas inativas por parte do trabalhador faz parte do modelo conceitual do FGTS e não fragiliza a capacidade de investimentos nas áreas de saneamento, infraestrutura e habitação”, ressaltou o banco.

A Pró-cotista tem juros médio de 8,6% ao ano, menos que os 10,5% pagos nas demais linhas de financiamento. Os imóveis financiados não podem ultrapassar R$ 950 mil em unidades da Federação como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Nas demais, o valor máximo das unidades habitacionais é de R$ 800 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?