Caixa libera opção para trabalhador informar que não quer sacar FGTS
Serviço poderá ser solicitado no internet banking ou no aplicativo do fundo pelo menos 10 dias antes do pagamento do saque emergencial
atualizado
Compartilhar notícia
A Caixa Econômica Federal libera nesta sexta-feira (19/06) a opção para os trabalhadores informarem caso não desejem receber o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O serviço estará disponível no internert banking da instituição e no aplicativo FGTS, onde ainda será possível consultar o valor do saque e a data em que o recurso será creditado na conta poupança social digital.
O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até 10 dias antes do início do pagamento do crédito para que a conta do FGTS não seja debitada. O pagamento se inicia no próximo dia 29, conforme o seguinte calendário:
Se o dinheiro for depositado na poupança social, o trabalhador pode reverter essa movimentação. As opções já estão disponíveis tanto no aplicativo FGTS como no internet banking da Caixa.
Caso o crédito do valor tenha sido feito e essa conta não seja movimentada até 30 de novembro de 2020, os recursos serão devolvidos à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.
Após esse período, o beneficiário só poderá solicitar o saque emergencial do FGTS, que vai até R$ 1.045 por pessoa, até o último dia deste ano, ou seja, 31 de dezembro.
Criação de contas
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco vai abrir 55 milhões de contas de poupança social digital para realizar o pagamento do saque emergencial do FGTS.
A operação foi pensada para não gerar aglomeração nas agências bancárias, segundo o presidente da Caixa, e facilitar o pagamento, uma vez que o banco é responsável pelos créditos do auxílio emergencial, BEm e outros benefícios.
O dinheiro será depositado primeiramente nessa conta poupança social, onde o crédito vai estar limitado para uso digital, sendo possível fazer pagamentos de boletos e de contas de água, luz e gás, por exemplo.
Depois, serão disponibilizadas as opções de saque e transferências, assim como ocorre com o auxílio emergencial de R$ 600. “Então, nós temos ao redor de um mês entre o depósito na conta digital e a possibilidade de saque”, disse Guimarães.