Caixa empresta apenas 0,2% da antecipação do saque-aniversário
Banco informou ter realizado apenas 1.884 contratos; instituição espera adesão de mais de 1 milhão de pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
A Caixa Econômica Federal informou que, até às 14h30 desta quarta-feira (29/7), foram realizados apenas 1.884 contratos para a nova linha de crédito do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O número representa 0,18% do total de empréstimos esperados pela Caixa. Ao anunciar na quinta-feira (23/7) a nova modalidade, o presidente do banco, Pedro Guimarães, estimou que mais de 1 milhão de pessoas pediriam a antecipação do benefício.
Até o momento, foram emprestados apenas R$ 7 milhões. “Temos já essa contratação inicial, mas há uma estimativa superior a R$ 3 bilhões”, afirmou Pedro Guimarães, em live transmitida nessa quarta, ao enfatizar que a operação começou na segunda (27/7).
O Metrópoles tem mostrado, no entanto, que os trabalhadores que desejam antecipar os recursos do saque-aniversário seguem com dificuldades para acessar a linha de crédito.
Relatos apontam que a Caixa Econômica Federal, além de descumprir a promessa de que a modalidade estaria disponível há quatro dias, tem apresentando um discurso confuso. O banco foi procurado pela reportagem na segunda, mas ainda não respondeu.
Nessa quarta, porém, Guimarães tocou no assunto: “Nós estamos ainda agilizando para que fique mais automático, mas mesmo nessa fase inicial, quando se escolhe realizar os pedidos das pessoas via agência, nós já começamos. Terá uma esteira digital”, disse.
Na teoria, a adesão à nova linha de crédito, que permite antecipar até três anos de recursos do saque-aniversário, com uma taxa de juros a 0,99% ao mês, deveria ser feita 100% online, no mobile ou no internet banking. Na prática, não tem sido assim.
O trabalhador informal Flavio Nunes disse ter sido informado, pelo WhatsApp da Caixa, de que o aplicativo do FGTS poderia estar com alguma inconsistência para efetivar o empréstimo on-line. O banco recomendou que a contratação fosse feita em uma agência.
O trabalhador foi a uma agência, mas não obteve respostas satisfatórias. “Fui orientado a ir à minha própria agência”, contou. “Sabe o que é estranho? Eles não têm uma orientação precisa. Ficam empurrando pra outros lugares”, disparou.
Durante a live, Guimarães disse ter uma expectativa bastante significativa na operação. “Então, acabou de começar, mas o que é importante aqui: nós temos uma linha que custa 0,99% ao mês, ou seja, muito inferior às linhas de crédito pessoal normais”, disse.
Como solicitar o crédito
Ao anunciar a nova linha de crédito, a Caixa Econômica informou que, para solicitar a opção, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário e informar a Caixa como instituição financeira.
Em seguida, o cliente deverá acessar o internet banking (acesse aqui), clicar na opção “Crédito” e em seguida na opção “Antecipação saque-aniversário FGTS”.
“Será gerado um pré-contrato e o valor do saldo utilizado como base para o cálculo do crédito será bloqueado no FGTS, como garantia da operação”, disse a Caixa, em nota.
“Aqueles que ainda não forem clientes do banco poderão solicitar a antecipação do saque-aniversário em qualquer agência da Caixa”, prosseguiu.