metropoles.com

Caio Paes de Andrade toma posse como novo presidente da Petrobras

Paes de Andrade será o quarto presidente da Petrobras na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Emiliano Capozoli/Divulgação Apex
Caio Mario Paes de Andrade, cotado para o comando da Petrobras. Ele tem pele clara, cabelos grisalhos e olhos escuros - Metrópoles
1 de 1 Caio Mario Paes de Andrade, cotado para o comando da Petrobras. Ele tem pele clara, cabelos grisalhos e olhos escuros - Metrópoles - Foto: Emiliano Capozoli/Divulgação Apex

Caio Mário Paes de Andrade já é, formalmente, o presidente da Petrobras. Segundo a estatal petrolífera, ele tomou posse na manhã desta terça-feira (28/6). Não houve cerimônia.

Paes de Andrade será o quarto à frente da Petrobras na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) – sem contar o interino Fernando Borges.

O Conselho de Administração deu aval à indicação dele para o cargo nesta segunda-feira (27/6). Na votação, o executivo teve sete votos favoráveis ao seu nome e três contrários.

Quem é Caio Mário Paes de Andrade

Formado em comunicação social pela Universidade Paulista (Unip), o indicado à Petrobras é pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University. Também é fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer, “oscip que promove atividades esportivas e de formação para jovens que residem em zonas com baixo IDH”.

Somente em 2019, Paes de Andrade assumiu funções na área pública, com o objetivo de participar do projeto de Transformação Digital do Brasil. Assim, tornou-se presidente do Serpro, onde ficou até agosto de 2020. Na data, o comunicador passou para a função de secretário de Desburocratização, muito próximo de Guedes e responsável pela plataforma Gov.br.

Antes dele, comandaram a Petrobras na gestão Bolsonaro José Mauro Ferreira Coelho, Joaquim Silva e Luna e Roberto Castello Branco. Todos deixaram o posto por causa de reajustes ao preço dos combustíveis.

Troca

Petrobras comunicou em 20 de junho que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo.

Coelho cedeu à pressão do presidente Bolsonaro, que tem afirmado que o conselho da Petrobras está “boicotando” o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, ao não se reunir para votar as novas indicações feitas pelo governo para o comando da empresa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?