metropoles.com

Caged: país cria mais de 34 mil postos de empregos formais em janeiro

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28/2) pelo ministério da Economia. Este é o melhor primeiro mês do ano desde 2013

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/ Reprodução
Carteira de trabalho
1 de 1 Carteira de trabalho - Foto: Agência Brasil/ Reprodução

A criação de vagas de trabalho formal no Brasil foi positiva no primeiro mês de 2019. Foram gerados 34.313 postos de trabalhos formais em janeiro, o melhor resultado desde 2013. Também foram registradas 1.325.183 admissões e 1.290.870 demissões de trabalhadores, em 18 unidades da Federação.

No acumulado dos últimos 12 meses, a alta na geração de empregos foi de 1,24% na comparação com o período anterior. Na comparação com dezembro, o volume de vagas geradas no primeiro mês de 2019 foi 0,09% superior. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para o conjunto do território nacional, o salário médio de admissão em novembro foi de R$ 1.618,96 e o salário médio de desligamento de R$ 1.713,93.

Entre as cinco regiões do país, três tiveram saldo positivo na geração de empregos e duas negativo. No Sul, foram geradas 41.733 vagas, seguida por Centro-Oeste (22.802) e Sudeste (6.485). Já as regiões Norte e Nordeste foram cortadas -6.428 e -30.279, respectivamente.

Em janeiro, houve crescimento em cinco dos oito setores econômicos analisados: serviços, indústria de transformação, construção civil, agropecuária e extrativista mineral. Já comércio, administração pública e serviços industriais de utilidade pública tiveram queda. O destaque foi serviços, com geração líquida de 43 mil postos de trabalho. Em seguida, indústria de transformação com saldo positivo de 34.929 postos.

Ao explicar o resultado, o coordenador-geral de Estatística da Secretaria Especial do Trabalho, Mário Magalhães, afirmou que os números crescentes da indústria metalúrgica e mecânica refletem um aumento nos investimentos no setor.

O secretário especial do Trabalho, Bruno Dalcombo, apontou em seguida que o crescimento da economia do país depende da reforma da Previdência. “Sem a aprovação [da reforma], fatores macroeconômicos sofrerão”, afirmou Dalcombo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?