metropoles.com

Cadastro positivo: consumidores reclamam de atrasos e falhas

No site Reclame Aqui foram registradas 674 reclamações sobre o Cadastro Positivo somente nos últimos dois meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Consumidores têm reclamado de uma série de falhas das empresas gestoras do Cadastro Positivo, como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista, sobretudo quanto à pontuação de crédito (score), a demora na validação ou a exclusão de dados e falta de transparência – tudo embalado, segundo as queixas, por atendimento ruim.

Após tentar resolver o problema com os birôs de crédito, os reclamantes vão às redes sociais ou mesmo a plataformas especializadas em registros de queixas publicar os problemas.

Levantamento feito pelo (M)dados, núcleo de processamento de grande volume de informações do portal Metrópoles, revela que só nos últimos dois meses foram registradas 674 reclamações sobre o Cadastro Positivo no site Reclame Aqui, plataforma digital que recolhe queixas contra empresas.

Dentre os birôs de crédito, o Serasa foi disparadamente o maior alvo das críticas registradas no Reclame Aqui, com 550 queixas. Em seguida, aparecem a Boa Vista, com 95 reclamações, e o SPC Brasil, com 29.

O auxiliar administrativo Adryano Alves, de 23 anos, conta que a experiência com a Serasa não vem sendo exatamente das melhores. Ele conta que está há quatro dias tentando resolver um problema no score, que teria apresentado falhas.

“Estou pagando minhas contas em dia, mas a empresa está sempre baixando a minha pontuação. O score, inclusive, estava em 670 pontos e agora está em 238, sendo que não sou negativado e pago as contas em dia”, relata.

O Cadastro Positivo funciona como um currículo financeiro, que reúne informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Em contrapartida, o consumidor poderá ter acesso a juros menores quanto melhor for a pontuação, o que o caracteriza como um “bom pagador”.

Após entrar em contato por WhatsApp, e-mail e Facebook, Adryano conseguiu falar com a Serasa apenas nessa segunda-feira (09/03). “Pedi para excluir o histórico, mas não tive sucesso, porque pediram para eu comparecer em uma agência ou enviar uma carta”, complementa.

As péssimas experiências não param por aí. O carregador Jackson Dalagnol, de 32 anos, está tendo não somente problema na pontuação de crédito como aguarda há três semanas uma análise do Cadastro Positivo, sendo que a Serasa garante entrar em contato “dentro de dois dias”.

“Faz 20 dias [nessa segunda-feira] que fiz o cadastro de novo e ainda está aquela mensagem que em dois dias úteis vai ser analisado”, explica Jackson, que é morador de Cascavel (PR). Ele diz ter contatado a empresa por diversos meios, mas ainda não recebeu retorno sobre o assunto.

Outro lado
Procuradas, as empresas citadas na matéria responderam por meio da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), que informou que os birôs de crédito gestores “estão inteiramente envolvidos na implementação do Cadastro Positivo, com o objetivo de que essa operação esteja de acordo com a legislação e com as melhores práticas de segurança da informação, proteção dos dados dos consumidores e empresas e, sobretudo, com a transparência”.

A ANBC esclareceu que é necessário um processo de autenticação, para o qual são solicitadas informações necessárias para evitar fraudes e garantir tanto a segurança da operação quanto do consumidor ou empresa.

“No processo de descadastramento, e também com o objetivo de ser transparentes na relação com os consumidores e empresas, os birôs disponibilizam informações sobre o Cadastro Positivo, de modo a facilitar uma escolha consciente de permanecer ou sair do banco de dados. Após a solicitação de exclusão, o birô de crédito que recebê-la é obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que façam o mesmo, em até dois dias úteis”, explicou, em nota.

Por fim, a associação disse que os consumidores têm o direito de acesso às informações existentes no Cadastro Positivo e que, caso identifiquem a necessidade de correção ou exclusão de dados, poderá ser solicitada a impugnação. Segundo a ANBC, o pedido deve ser respondido, nesse caso, em até 10 dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?