metropoles.com

Brexit tem efeito limitado e Bovespa fecha em baixa de 2,82%

Efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia foram sentidos em bolsas de valores de todo o mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Matsunaga/Arquivo Pessoal
BMF_Bovespa11022015_01
1 de 1 BMF_Bovespa11022015_01 - Foto: Rafael Matsunaga/Arquivo Pessoal

A aprovação da saída do Reino Unido da União Europeia gerou um forte movimento de aversão ao risco, que penalizou as bolsas de valores no mundo todo. No entanto, a queda de 2,82% da Bovespa (50.105,26 pontos) foi interpretada por analistas como uma correção das expectativas otimistas formadas nos últimos dias, essencialmente. Evidência desse movimento é o volume de negócios movimentado na bolsa, de R$ 6,975 bilhões, pouco acima da média de junho (R$ 6,457 bilhões), descartando saída expressiva de recursos do mercado.

No final da manhã, o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, afirmou que, em termos de fundamentos, o impacto da saída do Reino Unido da UE no curto prazo é muito limitado no Brasil. Maciel disse que mudanças são graduais nesse processo de saída do país do bloco econômico e que o fluxo de comércio do Reino Unido com o Brasil é de 1,5%. “Os impactos são limitados”, disse ele. “Em termos de mercados, claro que a saída agrega incertezas no curto prazo”, completou.

A vitória da saída do Reino Unido da UE, que contrariou as pesquisas recentes, teve forte influência no mercado de câmbio, com o fortalecimento do dólar frente à maioria das moedas pelo mundo. As commodities sofreram perdas, com destaque para os preços do petróleo, que fecharam em queda de quase 5% nas bolsas de Nova York e de Londres. Com isso, as ações da Petrobras fecharam em baixa de 5,15% e de 4,34%, respectivamente.

A Vale, por sua vez, registrou quedas de 8,32% (ON) e de 8,96% (PNA), acompanhando de perto os preços das ações de seus pares no exterior. Outro setor fortemente penalizado foi o bancário, também por acompanhar pares no exterior. Nesse grupo, destaque para as units do espanhol Santander, que cederam 4,19%. Itaú Unibanco PN, ação de maior peso no Ibovespa, terminou o dia com perda de 3,50%.

Mesmo com a queda de hoje, o Ibovespa ainda contabilizou valorização de 1,15% no acumulado da semana. No mês, o índice registra alta de 3,37% e, no ano, de 15,59%. Entre as 59 ações que fazem parte do Ibovespa, somente Estácio ON (3,13%) e Kroton (+0,29%) fecharam em alta, refletindo as negociações entre as duas empresas do setor educacional.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?