metropoles.com

Brasil sofre deflação de 0,31% em abril, o menor índice desde 1998

Dados foram divulgados nesta sexta-feira (08/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril foi de -0,31%, a menor variação mensal desde agosto de 1998.

Isso significa que houve uma deflação, ou seja, queda de preços nos produtos oferecidos aos consumidores. A situação foi motivada por uma falta de procura do consumidor, como ocorreu com passagens aéreas, por exemplo.

Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (08/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O maior impacto negativo veio do grupo transportes. Foi observado um recuo, sobretudo nos preços dos combustíveis (-9%) e de passagens aéreas (-15%).

Por causa da pandemia do novo coronavírus, países de todo o mundo restringiram voos comerciais. No Brasil, não foi diferente. O Aeroporto Nacional de Brasília, por exemplo, apresentou queda de 90% nos voos.

Por outro lado, o grupo alimentação e bebidas foi o que teve a maior contribuição positiva. Assim, o consumidor paga agora um preço maior quando vai ao supermercado.

O grupo dos artigos de residência apresentou a segunda maior variação negativa no índice do mês. O setor foi influenciado pelas quedas dos itens mobiliário e de eletrodomésticos.

No ano, o IPCA acumula alta de 0,22% e, nos últimos doze meses, de 2,4%, abaixo dos 3,3% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?