metropoles.com

Brasil já tem 1,4 milhão de motoristas e entregadores de aplicativos

Número corresponde a 31% do total de trabalhadores do setor de transportes, segundo o Ipea

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roberto Parizotti/FotosPublicas
imagem colorida grupo de entregadores que trabalham para aplicativos
1 de 1 imagem colorida grupo de entregadores que trabalham para aplicativos - Foto: Roberto Parizotti/FotosPublicas

Dos 4,4 milhões de trabalhadores do setor de transporte no Brasil, 1,4 milhão são entregadores e motoristas de aplicativos, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quinta-feira (7/10).

Os dados mostram que, no primeiro trimestre de 2016, o número de pessoas ocupadas no transporte de passageiros, como Uber, 99, entre outros, era de cerca de 840 mil motoristas.

No mesmo período de 2018, o montante chegou a 1 milhão de trabalhadores. Em 2019, o indicador registrou o ápice, com 1,3 milhão de pessoas.

“Por conta da pandemia de Covid-19, houve redução ao longo de 2020, mas o número logo se estabilizou nos dois primeiros trimestres de 2021 em 1,1 milhão de pessoas ocupadas em transporte de passageiros no regime de conta própria, valor 37% superior ao do início da série, em 2016″, diz a pesquisa.

Já para o transporte de mercadorias, o número passou de 30 mil trabalhadores em 2016 para 278 mil no segundo trimestre de 2021, o que representa uma expansão de 979,8% no período.

“Com a ascensão das plataformas de aplicativos para entregas de mercadorias ou transporte de passageiros, é possível perceber que a quantidade de pessoas com empregos não tradicionais (como autônomos e trabalhadores temporários) teve um crescimento exponencial nos últimos anos”, analisou o estudo.

Diante desse cenário, o governo discute regulamentar o trabalho por aplicativo. Empresas como iFood e Uber defendem uma nova legislação que assegure direitos aos entregadores, como aposentadoria e ganhos mínimos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?