metropoles.com

Brasil fora da Copa: demanda por bares deve cair à metade do esperado

Projeção de associação de bares e restaurantes aponta que alta do movimento nos estabelecimentos deve ser de 15%, e não 30%, como previsto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
bar-copa
1 de 1 bar-copa - Foto: Reprodução

Além da decepção dos torcedores, a eliminação precoce do Brasil da Copa do Mundo do Catar, com a derrota nos pênaltis para a Croácia, nesta sexta-feira (9/12), também causará um impacto significativo na demanda de bares e restaurantes em todo o país.

Segundo uma apuração inicial realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), obtida com exclusividade pelo Metrópoles, a expectativa de alta no movimento nesses estabelecimentos durante a Copa deve cair à metade: de 30% para 15%.

Em última análise, a queda na demanda acaba refletindo no faturamento dos bares e restaurantes, que também diminuirá em relação ao estimado antes do início da Copa.

No fim de novembro, a Abrasel havia divulgado a estimativa sobre o faturamento de seus associados durante o torneio de futebol no Catar. Nesta sexta, pouco depois da eliminação da Seleção Brasileira, a entidade começou a fazer um levantamento sobre as eventuais perdas.

A pesquisa completa, com o detalhamento dos dados e projeções, deve ser concluída no início da próxima semana.

Gastos disparam durante jogos do Brasil

Como noticiado pelo Metrópoles, uma pesquisa realizada pela Rede – empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco – aponta que os gastos dos clientes em bares, restaurantes e casas noturnas nos dias de jogos do Brasil na Copa dispararam 138% na segunda-feira (5/12), quando a seleção goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 pelas oitavas de final.

Durante o jogo do Brasil contra os sul-coreanos, os gastos com bebidas, por exemplo, subiram 112% na comparação com o dia 6 de novembro, também uma segunda-feira.

Por outro lado, o varejo, que normalmente fecha mais cedo nos dias de jogo do Brasil na Copa, teve uma queda de 12% na data da partida contra a Coreia, considerando a média das últimas segundas-feiras.

Outras projeções

Antes da eliminação do Brasil na Copa, a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) era a de que o torneio poderia gerar um faturamento de cerca de R$ 864 milhões para bares e restaurantes.

Historicamente, durante a Copa, o faturamento do setor aumenta 2,5% em relação à média mensal dos meses imediatamente anteriores. Além disso, o fato de o campeonato deste ano ser disputado próximo ao pagamento da primeira parcela do 13º salário favorece a expansão de gastos por parte do consumidor.

O Ministério do Turismo, por sua vez, estimou que 5,4 mil contratações seriam feitas por bares e restaurantes no período.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?