metropoles.com

Brasil é vice-líder em ranking de governos digitais, diz Banco Mundial

Brasil ficou no grupo das nações com maturidade digital “muito alta” nos quatro componentes avaliados; Coreia do Sul é a primeira colocada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
transformacao digital
1 de 1 transformacao digital - Foto: Getty Images

O Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o segundo país do mundo em um ranking que mede a “maturidade digital” – o GovTech Maturity Index 2022.

De acordo com o levantamento, o Brasil foi o país que registrou o maior avanço entre 2021 e 2022, subindo cinco posições na lista, do sétimo para o segundo lugar.

A liderança do ranking, que conta com 198 países, é da Coreia do Sul. Depois dos governos sul-coreano e brasileiro, aparecem Arábia Saudita, Emirados Árabes, Estônia, França, Índia, Lituânia, Mongólia e Rússia – completando o “top 10”.

A pontuação média dos países no Índice de Maturidade em Governo Digital (GTMI, na sigla em inglês) é de 0,552 – a escala vai de 0 a 1. O Brasil ficou com 0,975 de pontuação. A Coreia do Sul, com 0,991.

Os Estados Unidos ocupam apenas a 60ª posição da lista. A China aparece em 86º lugar.

Evolução do Brasil

Segundo o estudo do Banco Mundial, o Brasil vem avançando de forma acelerada e consistente em relação aos serviços digitais oferecidos à população. O portal gov.br foi destacado por oferecer serviços de impacto econômico e social de forma mais ágil, como as Carteiras Digitais de Trânsito e de Trabalho, Certificado de Vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O cidadão brasileiro pode acessar todas essas informações utilizando um único login e uma senha, sem a necessidade de preencher vários cadastros.

O Banco Mundial também aponta o maior engajamento dos brasileiros na avaliação dos serviços públicos por meio do site gov.br e o incentivo à criação de startups.

“O estudo do Banco Mundial é muito importante para entendermos as tendências mundiais em governo digital e para demonstrar o protagonismo mundial que o Brasil assumiu nessa área”, afirmou, em nota, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Leonardo Sultani.

O Índice de Maturidade em Governo Digital

A pesquisa do Banco Mundial avaliou 198 países, utilizando a média simples de pontuações de quatro componentes: Índice de Sistemas Governamentais Centrais, Índice de Prestação de Serviços Públicos, Índice de Engajamento do Cidadão e Índice de Habilitadores GovTech.

Ao todo, o índice utiliza 48 indicadores-chave para medir essas quatro áreas de governo digital.

O Índice de Sistemas Governamentais Centrais mede aspectos relativos à articulação sistêmica de governo, enquanto o Índice de Prestação de Serviços Públicos avalia portais online, serviços de atendimento eletrônico e recursos de pagamento eletrônico, entre outros.

O Índice de Engajamento do Cidadão mede a participação pública da sociedade e os portais de dados abertos. Já o Índice de Habilitadores GovTech avalia estratégia, instituições, regulamentos, habilidades digitais e programas de inovação.

As notas em cada indicador variam de 0 a 1. Dependendo dos resultados, os países são classificados como de baixa, média, alta ou muito alta maturidade em governo digital. O Brasil ficou no grupo das nações com maturidade digital “muito alta” nos quatro componentes avaliados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?