metropoles.com

Brasil e Suíça assinam acordo para tentar inibir dinheiro ilegal

Países firmaram acordo para troca de informações tributárias, em especial sobre a declaração do Imposto de Renda, sem a necessidade de que a Justiça seja acionada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antônio Cruz/Agência Brasil
Receita federal Iágaro Jung
1 de 1 Receita federal Iágaro Jung - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em mais uma ação para inibir a entrada de dinheiro ilegal nos dois países, Brasil e Suíça assinaram nesta segunda-feira (23/11) um acordo para a troca de informações tributárias, em especial, sobre a declaração do Imposto de Renda, sem necessidade de que a Justiça seja acionada. A medida entrará em vigor assim que os parlamentos das duas nações ratificarem o acordo. A troca de informações ocorrerá a partir de janeiro do ano subsequente à aprovação.

Uma vez identificada alguma movimentação financeira suspeita por algum contribuinte, o Fisco do Brasil poderá acionar a administração tributária suíça para coletar informações, e vice-versa. Um contribuinte que tenha algum bem ou movimentação financeira no exterior deve declará-los à Receita Federal. Com base nessa informação, a Receita pode solicitar ao Fisco suíço a confirmação dessa informação.

O secretário da Receita, Jorge Rachid, ressaltou a importância do acordo, mas evitou fazer comparações entre a medida e a Operação Lava Jato, que identificou contas na Suíça do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ele argumentou que a parceria estava sendo negociada havia dois anos pelos governos, mas admite que o espaço para esse tipo de prática está sendo reduzido. “O acordo é um passo importante e estamos caminhando para um processo amplo de troca de informações”, afirmou o secretário.

O embaixador da Suíça no Brasil, André Regli, foi firme ao ressaltar que seu país não quer e não precisa de dinheiro ilegal “É muito ruim para a imagem da Suíça ter dinheiro ilegal e não precisamos desse dinheiro”, disse.

O Brasil também tem um acordo de intercâmbio de informações tributárias com os Estados Unidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?