Brasil e México assinam acordo para proteger cachaça e tequila
Bebida vendida no Brasil com o nome de tequila será de fabricação mexicana, assim como cachaça vendida no México terá que sair do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Ligadas diretamente às culturas de Brasil e México, a cachaça e a tequila agora terão proteção plena de propriedade e qualidade na comercialização nos dois países. Acordo assinado nessa sexta-feira (4/8) pelo presidente Michel Temer (PMDB) reconhece as duas bebidas como indicações geográficas e produtos distintivos dos dois países.
O acordo estabelece que toda bebida vendida no Brasil com o nome de tequila será de fabricação mexicana, assim como toda cachaça vendida no mercado mexicano deverá ter sido fabricada no Brasil.
Desde 2015, Brasil e México fazem tratativas sobre a proteção recíproca da cachaça e da tequila na relação bilateral. Com a assinatura do acordo, a qualidade e a procedência das bebidas nos dois países serão atestadas conforme procedimentos tradicionais e passarão a ser controlados e supervisionados pelas autoridades competentes de cada país.“O acordo ratifica a tradição dos dois países na produção das iguarias e o valor simbólico para a cultura local, uma vez que chancela o interesse comum em salvaguardar a preservação da integridade e a originalidade das duas bebidas nacionais”, diz trecho da exposição de motivos do acordo.