metropoles.com

“Brasil começa a entrar nos trilhos”, afirma Temer

Para o presidente, retomada é resultado da combinação da responsabilidade fiscal com a social

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
michel temer
1 de 1 michel temer - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Em seu discurso durante a reunião restrita de líderes na VIII Cúpula do BRICS, na manhã deste domingo (16/10), em Goa, na Índia, o presidente Michel Temer declarou que a superação da crise econômica brasileira já está em curso, devido à combinação da responsabilidade fiscal com responsabilidade social. Para ele, os primeiros resultados já são tangíveis.

“Já começamos a colher os frutos. O Brasil começa a entrar nos trilhos. As previsões para a economia brasileira em 2017 já melhoraram. O Fundo Monetário Internacional estima o fim da recessão e a volta do crescimento do PIB brasileiro no próximo ano. A inflação tem cedido e, em setembro passado, tivemos o menor índice para o mês desde 1998. Já é possível verificar positiva reversão de expectativas, com decidida elevação nos níveis de confiança dos agentes econômicos”, afirmou o presidente.

Aos líderes dos países BRICs, que englobam as principais economias emergentes do planeta, Temer pontuou que o ajuste das contas públicas brasileiras está em curso com a tramitação no Congresso Nacional da Proposta de Emenda à Constituição que estabelece o teto de gastos públicos, medida que foi aprovada em primeiro turno, na última semana, na Câmara dos Deputados.

Também como parte do ajuste fiscal, declarou que o governo encaminhará em breve ao Legislativo proposta de reforma do sistema de previdência social, para torná-lo sustentável. “Queremos uma seguridade social que elimine privilégios e possa servir a todos, no médio e no longo prazo. Queremos preservar a saúde fiscal do Estado, condição para o bem-estar de cada um dos brasileiros”, anotou.

As ações no campo fiscal permitirão reequilíbrio das contas públicas e, como consequência, retomada do crescimento e geração de empregos. Paralelo a esse ajuste, Temer frisou aos demais líderes do BRICs que está sendo colocado em prática no Brasill o Programa de Parcerias de Investimentos, que fomenta investimentos nas áreas de infraestrutura e exploração de petróleo e gás, dentre outras.

Temer ressaltou que também é prioridade a reinserção do País no comércio exterior como parte da estratégia para recuperação econômica. E elencou os países do BRICS como parceiros comerciais prioritários e fontes de investimento.

Protagonismo internacional
Ao falar sobre o enfrentamento dos efeitos da crise econômica global, Temer destacou o papel assumido pelo BRICs como “esteio da reforma da governança financeira internacional”. Mas ressaltou que persistem ainda desafios a serem enfrentados pela comunidade internacional, como é o caso da retomada da “tentação” protecionista.

No cenário político, o presidente apontou para a necessidade da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas como ação necessária para enfrentar os novos desafios que se impõem para a paz e a segurança global. Citando especificamente o enfrentamento do terrorismo, Temer lembrou que a primeira reunião realizada pelo BRICs sobre o tema em Hangzhou, na China, com foco em aprimorar a capacidade de prevenção dos cinco países.

Temer citou ainda o Acordo de Paris sobre a mudança do clima e a Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como compromissos para os quais os países do BRICs têm muito a contribuir.

Fonte: Portal Planalto

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?