metropoles.com

Bolsonaro volta a rejeitar nova CPMF: “Essa ideia não dá”

Ministro da Economia, Paulo Guedes defende que seria um jeito eficiente e rápido de arrecadar imposto, desde que a alíquota seja baixa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/ Divulgação
jair Bolsonaro e Paulo Guedes conversam ao pé do ouvido
1 de 1 jair Bolsonaro e Paulo Guedes conversam ao pé do ouvido - Foto: Agência Brasil/ Divulgação

Em almoço oferecido a jornalistas na tarde deste sábado (31/08/2019), na sede do Quartel General do Exército em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a rejeitar a ideia de o governo federal apresentar um imposto nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

“Estive com a equipe econômica essa semana e essa ideia não dá, eu falei pra eles. É um imposto carimbado já, as pessoas não querem”, ressaltou chefe do Executivo federal.

A declaração do presidente vai na contramão do que defende o ministro da Economia, Paulo Guedes. No último dia 21, o ministro confirmou a intenção do governo em também criar um imposto federal sobre transações financeiras, como forma de compensar a desoneração da folha de pagamentos.

Para Guedes, uma tributação parecida com a CPMF seria um jeito eficiente e rápido de arrecadar imposto, desde que a alíquota seja baixa. “Pequenininho, [o tributo] não machuca”, disse.

“Não!”
Em julho, Bolsonaro já havia sido enfático sobre o assunto: “CPMF de volta, não”. Na ocasião, ele garantiu que a reforma tributária preparada pelo governo não criaria nenhum novo tributo para os cidadãos brasileiros.

No entanto, um dia após Guedes dizer que o imposto não machucaria se pequenininho, o presidente ponderou: “Vou ouvir a opinião dele [Paulo Guedes]. Se desburocratizar muita coisa, esta burocracia enorme, estou disposto a conversar. Falei que não pretendo criar a CPMF”.

A proposta do secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, é criar o novo imposto para compensar uma desoneração da folha de pagamento para as empresas. (Com Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?