Covid-19: Bolsonaro proíbe entrada de estrangeiros no país por mais 30 dias
Suspensão atende recomendações da Anvisa em combate ao novo coronavírus. Há, no entanto, uma série de restrições
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) suspendeu, em caráter temporário, a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no país. A medida foi tomada em maio e, agora, prorrogada.
A medida, que vale inicialmente por 30 dias, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite dessa terça-feira (01/07). Confira aqui a íntegra do texto.
A suspensão atende pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em combate à pandemia de Covid-19, que já deixou quase 60 mil mortos no país.
“Fica restringida, pelo prazo de 30 dias, a entrada no país de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, por outros meios terrestres, por via aérea ou por transporte aquaviário”, diz o texto.
Há exceções. As restrições não se aplicam, por exemplo, a imigrante com residência de caráter definitivo, familiares de brasileiros e quem possui visto temporário para estudar.
O texto também diz que não está impedido “o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas”. Mas, ressalta que essa regra não se aplicará para a fronteira com a Venezuela.
A portaria é assinado pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública), Tarcísio Neto (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (Saúde).