metropoles.com

Bolsonaro pede à OMC para importar fertilizantes de países sob sanção

Diretora da OMC, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala recebeu pedido de “salvo-conduto” do presidente para comércio com Rússia e Belarus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Bolsonaro com a Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala
1 de 1 Bolsonaro com a Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou, nesta segunda-feira (18/4), uma espécie de “salvo-conduto” para importar fertilizantes de países afetados por sanções devido à guerra na Ucrânia. O pedido foi encaminhado para a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, em reunião entre os líderes, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (18/4). As informações são do Estadão.

Belarus e Rússia estão entre os principais importadores dos adubos para a agricultura brasileira. Ngozi recebeu o pedido e pretende repassá-lo para os membros da OMC para uma decisão sobre o tema.

“A questão é superar os limitantes em decorrência da guerra para que alimentos e fertilizantes tenham circulação, se não teremos mais escassez e mais fome”, destacou a nigeriana.

“Examinaremos a questão e veremos o que pode ser feito, porque precisamos que o Brasil produza. Se o Brasil não produzir, se a Ucrânia não produzir, no próximo ano teremos mais problemas com o preço dos alimentos. O papel do Brasil é muito importante”, frisou Okonjo-Iweala.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, também participou do encontro e engrossou o coro brasileiro em busca de uma solução. Ele destacou como o país precisa de acesso aos insumos agrícolas para possibilitar a produção e consequente exportação para diferentes nações ao redor do globo.

“O presidente reafirmou à doutora Ngozi que mesmo durante as horas mais difíceis da pandemia nosso agro manteve os compromissos internacionais e, portanto, a exportação de grãos, de aves, de carne bovina. Os contratos foram mantidos e honrados, isso tem claramente um valor”, defendeu.

Em publicação no Facebook nesta terça-feira (19/4), Bolsonaro disse ter conversado com a diretora-geral da organização sobre a manutenção do fluxo de comércio de fertilizantes e os preços cada vez maiores dois insumos.

“A política do fica em casa, que a Economia a gente vê depois, com a qual fomos contra, trouxe inflação e algum desabastecimento no mundo todo”, escreveu o presidente.

Plano nacional

Há pouco mais de um mês, o governo federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), com diretrizes para aumentar investimentos na produção e reduzir a dependência de importação do produto usado na agricultura.

O plano visa reduzir a dependência do Brasil em relação aos fertilizantes importados e mitigar as vulnerabilidades decorrentes da importação dos insumos. Pretende-se diminuir a dependência de importações, em 2050, de 85% para 45%, mesmo que dobre a demanda por fertilizantes.

“Não estamos buscando a autossuficiência, mas sim, a capacidade de superar desafios e manter nossa maior riqueza, o agronegócio, pujante e competitivo, que faz a segurança alimentar do Brasil e do mundo. Nossa demanda por nutrientes para as plantas é proporcional à grandeza de nossa agricultura. Mas teremos nossa dependência externa bastante reduzida”, disse a ministra Tereza Cristina, reforçando que o plano não é apenas para reagir a uma crise, mas para tratar de um problema estrutural, de longo prazo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?