Bolsonaro nomeia presidente e diretores para mandatos fixos no BC
Roberto Campos Neto exercerá o cargo de presidente do Banco Central até o dia 31 de dezembro de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nomeou nesta terça-feira (20/4) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e sete diretores, para cumprirem mandatos fixos na Diretoria Colegiada do órgão.
De acordo com os decretos publicados no Diário Oficial da União, Fábio Kanczuk e João Manoel Pinho de Mello cumprirão mandato até 31 de dezembro deste ano; Bruno Serra Fernandes e Paulo Sérgio Neves de Souza exercerão os respectivos cargos a que foram designados até 28 de fevereiro de 2023; e Maurício Costa de Moura, até 31 de dezembro de 2023.
Por fim, Roberto Campos Neto (presidente), Carolina de Assis Barros e Otávio Ribeiro Damaso ficarão até 31 de dezembro de 2024.
Todos os nomeados poderão ter os mandatos renovados por apenas uma vez.
Conforme mostrou o Metrópoles em 18 de março, a diretora Fernanda Nechio pediu desligamento por motivos pessoais e será exonerada após o próximo Copom, que deve acontecer em maio. Até lá, ela continuará à frente da área de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos.
Sua substituta, a economista Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, deverá ser nomeada pelo presidente da República para cumprir mandato fixo até 31 de dezembro de 2023.