metropoles.com

Bolsonaro: moeda única da América do Sul trava aventuras socialistas

O chefe do Executivo declarou ainda que as críticas à proposta são bem-vindas. O projeto ainda sequer teve um estudo para respaldar a iniciativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
06/06/2019 Reunião com o senhor Mauricio Macri, Presidente da R
1 de 1 06/06/2019 Reunião com o senhor Mauricio Macri, Presidente da R - Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou, nesta sexta-feira (07/06/2019) após viagem oficial à Argentina, que a criação de uma moeda única na América do Sul pode ser uma trava a “aventuras socialistas” no continente. O projeto sequer teve um estudo para respaldo e foi desautorizado pelo Banco Central.

O chefe do Executivo declarou ainda que as críticas a propostas são bem-vindas e, depois de falar que a possibilidade era “um primeiro passo para um sonho”, afirmou que a ideia existe “desde 2011”.

“Essa proposta existe desde 2011, e Paulo Guedes mostrou-se interessado, juntamente com o governo da Argentina, a voltar a estudar essa questão. Rodrigo Maia (DEM-RJ) e qualquer que tenha criticado, é um direito, é um dever, estamos num país livre. As críticas são muito bem vindas e nos alertam sobre a possibilidade de estarmos nos desviando do caminho certo”, disse o presidente.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticou pelas redes sociais a proposta do presidente.

Casamento
Para explicar o novo projeto de moeda única, o presidente voltou a usar o casamento como exemplo.

“Uma nova moeda é como um casamento. Você ganha de um lado e perde de outro. Você às vezes quer ver o jogo o do Botafogo e não consegue porque sua esposa quer ir ao shopping. Mas, como num casamento, a gente mais ganha do que perde. Temos mais a ganhar do que perder. Com uma moeda única damos uma trava às aventuras socialistas que acontecem em alguns países da América do Sul”, disse ele.

“Baita avanço”
O vice-presidente da república, Hamilton Mourão (PRTB), disse, nesta sexta-feira, que a criação de uma moeda única na América do Sul seria um “baita avanço” e comparou a proposta à situação que vive a União Europeia, que tem no euro a sua moeda única.

“É óbvio que se houver a possibilidade de ser factível isso, é um baita de um avanço. Você vê que a União Europeia tem sua moeda única, que é o euro. Se nós chegarmos aqui na América do Sul acho que seria bom pra todo mundo”, comparou.

Apesar do entusiasmo, ele destacou que não estava presente na reunião com o ministro da economia, Paulo Guedes, e com o presidente Bolsonaro, quando foi anunciado a possibilidade de criação da moeda, e por isso não pode comentar sobre o assunto. “A criação de uma moeda única, o Paulo Guedes que entende mais disso aí”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?