metropoles.com

Bolsonaro fechará acordo para encerrar cobrança de roaming no Mercosul

Presidente estará na Argentina nesta 4ª para a 54ª Cúpula do bloco, onde será oficializado o fim da taxa para serviços de telecomunicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro e Macri
1 de 1 Bolsonaro e Macri - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) viaja à Argentina pela segunda vez neste ano, na manhã de quarta-feira (17/07/2019), para participar da 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, na cidade de Santa Fé. A agenda foi reduzida de três para apenas um dia de evento, mas terá um tema importante: os países-membros do Mercosul assinarão acordo para encerrar a cobrança de roaming em serviços de telecomunicações entre pessoas residindo no bloco.

O fim da cobrança de roaming vai abranger serviços de voz (ligações em dispositivos fixos e móveis), envio de mensagens e dados, nome dado para os pacotes de acesso à internet. Segundo a assessoria da agência, ainda não há previsão de quando a medida passará a valer.

A chegada na cidade que sedia o encontro está programada para às 11h30, com cumprimentos de autoridades locais. Em seguida, por volta do meio-dia, ele se encontrará com o presidente argentino, Maurício Macri, no Centro de Convenções Estação Belgrano.

A informação da assinatura do acordo foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O órgão e o Ministério das Relações Exteriores atuaram nos últimos meses nas negociações com autoridades regulatórias dos demais países.

Farão parte da comitiva do presidente o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Economia, Paulo Guedes, estarão na Argentina antecipadamente.

Entenda

O roaming é uma taxa cobrada quando um cliente sai de uma área da sua operadora. No caso, a quase totalidade dos planos vendidos no Brasil são limitados às fronteiras do país. Quando alguém viaja, por exemplo, para a Argentina ou o Uruguai, ao fazer uma ligação esta terá um custo adicional (à exceção de planos específicos com cobranças diferenciadas).

(Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?