metropoles.com

Bolsonaro e Guedes defendem medidas contra desmatamento na Amazônia

O presidente e o ministro da Economia comemoraram o lançamento de um fundo para financiar ações na região amazônica, em reunião do BID

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro e Paulo Guedes se abraçam sorrindo
1 de 1 Jair Bolsonaro e Paulo Guedes se abraçam sorrindo - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, comemoram o lançamento de um fundo para financiar ações na região amazônica durante a 61ª Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta quinta-feira (18/3).

Representantes do BID estão reunidos até domingo (21/3), em  Barranquilla, Colômbia, virtualmente, para discutir o desenvolvimento sustentável da floresta amazônica.

A proposta foi um pedido feito pelo Brasil no ano passado, após o país ter sido alvo de uma reação negativa internacional motivada pelo desmatamento na região. 

No evento, Bolsonaro se defendeu das críticas e afirmou que no Brasil, nos últimos 6 meses, por iniciativa do governo, houve uma queda de 20% nos alertas de desmatamento em comparação com o mesmo período do ano anterior. “Conseguimos evitar o desmatamento de área equivalente a 1 mil quilômetros quadrados”, disse.

Para o presidente, é motivo de satisfação que o fundo tenha como prioridade o incentivo à bioeconomia e afirmou que o governo ficou orgulhoso pela sugestão ter sido acolhida por outros países.

“Nossos esforços estão voltados para dar continuidade a esses resultados nos próximos meses. Seremos auxiliados nessa tarefa pelo satélite Amazônia 1, lançado no fim de fevereiro. É o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, testado e operado pelo Brasil”, informou Bolsonaro.  

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a exploração não-sustentável da floresta é sinônimo de um sistema econômico de baixa produtividade.

“A sustentabilidade da Amazônia depende da desburocratização e modernização do estado brasileiro. O aproveitamento sustentável dos recursos florestais gera renda e emprego para as comunidades locais e traz novos aliados para o combate do desmatamento ilegal. Queremos extirpar o desmatamento ilegal”, afirmou. 

Outro pedido feito pelo Brasil ao BID diz respeito à transparência dos gastos na Amazônia. O fundo respeitará as prioridades nacionais e interesses soberanos de cada país, porém, de acordo com Bolsonaro, o governo não abrirá mão da inovação da iniciativa privada e da versatilidade. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?