metropoles.com

Bolsonaro cobra de estados ação para baixar preço de combustíveis

Presidente sugere que governadores deixem de aumentar a alíquota do ICMS, mas descarta a possibilidade de imposição de teto para o imposto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRÉ BORGES/ESP. PARA O METRÓPOLES
Presidente-Jair-Bolsonaro
1 de 1 Presidente-Jair-Bolsonaro - Foto: ANDRÉ BORGES/ESP. PARA O METRÓPOLES

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta segunda-feira (06/01/2020), que os governadores podem colaborar para a diminuição do preço dos combustíveis, deixando de aumentar a alíquota do ICMS. O presidente mirou mais uma vez o imposto estadual depois de uma reunião no Ministério das Minas e Energia (MME) com entidades do setor de petróleo e gás.

Entre os participantes da agenda, estavam o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone.

“Não conversei [com os governadores]. Tem sugestão, que eles vão continuar a discussão na reunião de governadores. Eu acho muito difícil que eles não aumentem. Eles vão, fazem o levantamento na ponta da linha, como tá o preço do combustível e calcula o ICMS em cima disso. O dono do posto diminui o seu lucro e o governador aumenta de novo. É um ciclo vicioso”, explicou o presidente.

Soluções
Ao deixar a reunião antes do fim, Bolsonaro disse que o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, pode apresentar soluções para a alta no preço do produto.

“Não posso falar isso [que falta cooperação] porque nós não conversamos. Eu falo isso, mas podem falar: ‘mas ele não conversou conosco’. São medidas que podem ser tomadas pelo nosso ministro das Minas e Energia”, disse.

O chefe do Executivo descarta, porém, a criação de um teto para a alíquota do imposto. “Não. Tem uma decisão que o Senado pode tomar. Eles podem falar melhor do que eu. Mas muito difícil atender. E todos nós sabemos os problemas que os governadores têm”, avaliou Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?