Bolsonaro avalia transição de 15 anos na Reforma da Previdência
Proposta do ex-presidente Michel Temer (MDB) previa período de 20 anos, mas período de 10 anos também já foi cogitado pela equipe atual
atualizado
Compartilhar notícia
A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (PSL) estuda propor que, dentro do âmbito da reforma da Previdência, a transição para a idade mínima de aposentadoria ocorra em 15 anos. A mudança geraria uma economia extra de R$ 120 bilhões em relação ao texto que está na Câmara, conforme informações do jornal O Globo. O tema é prioritário para o governo e a nova proposta deve ser apresentada ainda nesta semana.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) propôs que a transição fosse feita em 20 anos, com uma diminuição de R$ 500 bilhões nos gastos. No entanto, também havia a possibilidade de que o período fosse de 10 a 12 anos. Nesse caso, entre as alternativas disponíveis, a opção de Bolsonaro estaria no meio-termo.
Segundo o interlocutor da equipe econômica ouvido pelo jornal O Globo, que não teve o nome revelado, existe mais uma possibilidade, que está sob análise, em relação à idade mínima para aposentadoria. Ao fim dos 15 anos de transição, ela passaria para 62 anos para os homens e 57 anos para mulheres. Na proposta atual, os homens poderiam se aposentar aos 65 anos e as mulheres, aos 62.