Bolsa segue mercados dos EUA e tem alta de 1,4%; dólar cai a R$ 5,20
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, acompanhou valorização dos mercados americanos e dólar recuou mais de 1%
atualizado
Compartilhar notícia
A Bolsa de Valores brasileira teve mais uma sessão de ganhos, acompanhando o dia positivo dos mercados externos. O Ibovespa, principal índice de ações local, avançou 1,4%, aos 112.486 pontos.
Contribuíram para o avanço da bolsa os dados positivos de emprego no Brasil e uma sinalização de fim do ciclo de alta dos juros nos Estados Unidos pelo presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central do país.
“Faz sentido moderar o ritmo de aumentos de nossas taxas, conforme nos aproximamos do nível de restrição que será suficiente para reduzir a inflação”, disse Jerome Powell, presidente do Fed, em discurso durante um evento.
Desde meados de 2022, o BC americano decidiu aumentar as taxas básicas de juros no país, com o objetivo de conter a alta de preços, que atingiu o maior valor em 40 anos.
No entanto, o discurso de Powell sinalizou que o ritmo de aumento dos juros pode esfriar já a partir de dezembro. Uma política monetária menos restrita contribui para o crescimento da economia e cria um cenário favorável para os investimentos em ações.
As bolsas dos Estados Unidos fecharam o dia em alta de até 4%, e o dólar caiu 1,6%, para R$ 5,20, o menor valor em três semanas.