Bolsa oscila e dólar sobe com anuncio de petistas na transição
Mercado balançou com a indicação de Guido Mantega e Nelson Barbosa para a equipe que coordenará núcleo econômico
atualizado
Compartilhar notícia
Ainda que tenha fechado com pequena alta de 0,71%, o Ibovespa balançou ao longo da tarde desta terça-feira (8/11), à medida que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciava os integrantes que coordenarão a frente econômica no processo de transição do novo governo. O dólar, no entanto, encerrou o dia em queda de 0,50%, cotado a R$ 5,14. Esse é o maior patamar para a moeda norte-americana desde 31 de outubro, quando fechou a R$ 5,16.
O motivo da instabilidade é que grupo anunciado ficou dividido entre economistas de histórico liberal, como Pérsio Arida, um dos pais do Plano Real, e petistas puro-sangue, os heterodoxos, como o ex-ministro Guido Mantega e o ex-ministro e ex-presidente do Banco Central Nelson Barbosa.
Mantega, por exemplo, é considerado por investidores como um fator de “risco”. Ele é um dos mentores da “Nova Matriz Econômica”, como ficou conhecido um conjunto de medidas econômicas de cunho heterodoxo, adotadas a partir de 2011 pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff. “A realidade é que a lua de mel do futuro governo com o mercado mal chegou a começar, mas terminou”, diz Fábio Guarda, sócio e gestor da Galapagos Capital. “Alguns nomes ventilados são sabidamente ruins e outros, duvidosos.”