PEC de Transição: Auxílio fora do teto assusta mercados e bolsa cai 2%
A bolsa caiu 2% e dólar subiu 1,5% após notícia de que equipe de transição de Lula deve propor exclusão do Bolsa Família do teto por 4 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A PEC de Transição continua no radar dos investidores, e uma notícia divulgada mais cedo pelo jornal Folha de S.Paulo de que a equipe de Luiz Inácio Lula da Silva deve propor ao Congresso a retirada dos gastos sociais do teto de gastos por quatro anos trouxe volatilidade para a bolsa.
De acordo com o jornal, a PEC de Transição deve indicar um gasto de R$ 175 bilhões para o Bolsa Família fora do teto (valor que tem sido chamado de waiver, ou “perdão”, pelo mercado) em 2023, e com previsão para que os gastos sociais fiquem fora do limite fiscal até o final do mandado de Lula.
Embora o waiver não seja novidade, o mercado não gostou da sinalização de que o teto poderá ser rompido também nos próximos anos, pois esse é um indicativo de que a dívida pública pode seguir em trajetória de alta, o que impactaria a inflação e os juros em médio e longo prazo.
O Ibovespa, principal índice da bolsa, operou em baixa durante quase toda a sessão e fechou o dia em queda de 2,5%, aos 110.227 pontos. O dólar avançou 1,5%, para os R$ 5,38.
Varejistas são afetadas
A piora nas projeções de inflação e juros impactou, principalmente, as empresas cujas receitas são mais dependentes do crescimento do consumo.
Entre as maiores quedas do dia está a da Americanas (AMER4), dona das marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime. A varejista recuou 10% nesta quarta-feira e foi acompanhada pelo Magazine Luiza (MGLU3), que teve baixa de 8%.
Apenas seis das 90 ações do Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, tiveram valorização no dia. A principal delas foi a Embraer (EMBR3), que avançou perto de 10%.
A fabricante de aviões registrou queda na bolsa na última segunda-feira, quando reportou um resultado financeiro negativo. No entanto, a perspectiva de melhora na cadeia de suprimentos do setor de aviação levou os investidores a comprar os papeis da Embraer nesta quarta-feira.