metropoles.com

Bolsa aprofunda perdas com temor sobre reforma da Previdência

Declarações de autoridades brasileiras nos Estados Unidos elevam temor entre investidores nesta quinta-feira. Dólar sobe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Riscos à Previdência, que já no começo do dia vieram à tona com a ameaça do Centrão de obstruir a votação do parecer favorável à admissibilidade da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, ganharam força em meio a declarações de autoridades do governo nos Estados Unidos. E, junto com a influência do mercado internacional, empurram ainda mais para baixo a Bolsa.

Às 12h40, a Bolsa de Valores recuava 1,82%, aos 94.206 pontos. Perto deste horário, o dólar renovou máximas em alta de 0,96%, cotado a R$ 3,8602.

Os estrangeiros atuam mais fortemente na ponta vendedora. Cemig, que recua em resposta à operação da Polícia Federal que investiga esquema de desvio e repasse de recursos irregulares, gera pressão adicional no índice.

A intensificação das perdas ocorreu em meio a afirmações do ministro da Economia, Paulo Guedes, numa apresentação em Washington. Ele disse que o presidente Jair Bolsonaro “não está apaixonado” pela reforma da Previdência, “mas entende que é importante”.

A preocupação do mercado é com atraso do cronograma, além do baixo empenho de Bolsonaro em defesa da proposta. Nesta quinta-feira (11/4) no entanto, ela foi citada pelo presidente no discurso de evento pelos 100 dias de Presidência.

O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) disse que o governo não trabalha com o “princípio de fechamento de questão” dos partidos. Até o momento, o PSL, de Bolsonaro, e o Novo se comprometeram. Por sua vez, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou em Nova York que “precisamos melhorar o encaminhamento da reforma”.

A oscilação do dólar no positivo também está em sintonia com a cotação ante outras moedas emergentes e ligadas a commodities, em meio à repercussão da inflação ao consumidor da China abaixo do esperado e dados bons sobre preços ao produtor e auxílio-desemprego nos Estados Unidos. Tais indicadores positivos ajudaram as bolsas de Nova York a se manter majoritariamente em alta (Dow Jones e S&P 500). Mas sem fôlego. No mercado doméstico de juros, a liquidez é reduzida pela agenda de dados fraca e a despeito de leilão do Tesouro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?