BNDES prepara linha de crédito para auxiliar companhias aéreas
Em apresentação nas redes sociais, neste domingo, presidente do banco afirmou que também haverá recursos para o setor público
atualizado
Compartilhar notícia
Diretores do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) fizeram uma apresentação nas redes sociais, na tarde deste domingo (29/03), para explicar as medidas tomadas pela entidade para o enfrentamento da crise causada pelo coronavírus. Entre as novidades, está a preparação de uma linha de crédito para as companhias aéreas.
O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, explicou que o financiamento só poderá ser utilizado para a aplicação em empresas no Brasil. Além disso, os recursos ofertados não poderão ser usados para pagar credores financeiros.
“O nosso objetivo é fazer a disponibilização e liquidação da linha para que esteja no caixa das empresas até o final de abril”, afirmou o presidente.
A linha de crédito será feita a partir de emissão de debêntures conversíveis, com taxas de juros baixas, mas sem a possibilidade de subsídio. Segundo Montezano, a ideia é que banco tenha uma remuneração. “Isso aqui é um fluxo financeiro para facilitar o enfrentamento da crise”, pontuou.
O financiamento terá carência de até 24 meses, com prazo total de 60 meses para quitação. A equipe do BNDE ainda trabalha para lançar a linha.
Setor público
Gustavo Montezano também disse que o banco também preparou novas linhas de financiamento para ajudar o setor público no enfrentamento da crise do coronavírus. No entanto, elas dependem da aprovação da PLP 149/2019 no Congresso Nacional.
“Essa gestão está toda centralizada no Ministério da Economia”, disse o presidente. Segundo ele, haverá recurso disponível para investimento imediato, mas também para reduzir os impactos da crise a longo e médios prazos.
Veja a apresentação: