metropoles.com

Beneficiários do Bolsa Família têm novo prazo para contestar auxílio negado

Pedidos devem ser feitos no site da Dataprev a partir do próximo domingo (20/12). Período se encerra no próximo dia 29 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Sá/Agência Senado
aplicativo do programa do auxílio emergencial
1 de 1 aplicativo do programa do auxílio emergencial - Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O Ministério da Cidadania informou, nesta segunda-feira (14/12), que beneficiários do programa Bolsa Família terão um novo período para contestar o cancelamento, o bloqueio, ou o indeferimento de extensão do auxílio emergencial.

As solicitações devem ser feitas no site da Dataprev, no período de 20 a 29 de dezembro. Logo, não é necessário se dirigir a nenhuma agência da Caixa, lotérica ou posto de atendimento do Cadastro Único.

O governo federal deixou de pagar o auxílio emergencial para mais de 11,2 milhões de brasileiros. Na prática, são pessoas que receberam ao menos uma parcela do benefício, mas tiveram o crédito cancelado ou bloqueado.

6 imagens
1 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles

No total, o pagamento do auxílio já contemplou 67,9 milhões de pessoas. Hoje, porém, a ajuda financeira é destinada a cerca de 56,7 milhões de brasileiros – desses, 15,9 milhões recebem o Bolsa Família.

Oficialmente, o governo federal não confirma a quantidade de trabalhadores excluídos do pagamento do benefício emergencial, mas admite que realiza uma “atualização” da base de dados mensalmente.

“Para a permanência na extensão do auxílio emergencial, os beneficiários passam mensalmente pela verificação de elegibilidade em todas as bases analisadas durante o processo de concessão”, explicou o Ministério da Cidadania.

“Trata-se de uma inovação legal, para permitir que a política seja focada no público-alvo mais vulnerável, além de aumentar a segurança na checagem do atendimento aos critérios estabelecidos pela lei”, complementou a pasta.

Outros prazos

O ministério informou, na última quarta-feira (9/12), que abriu novos prazos de contestação também para os trabalhadores que não são do Bolsa Família e que tiveram o pagamento do auxílio cancelado, bloqueado ou negado.

Neste caso, são trabalhadores informais, autônomos, desempregados e Microempreendedores Individuais (MEIs) que se cadastraram no aplicativo ou site ou que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

São três situações em que esse beneficiário poderá solicitar a revisão do pedido em dezembro. A única maneira de fazer a contestação também é pelo site da Dataprev.

O primeiro caso é de quem teve a extensão do auxílio emergencial cancelada. A Medida Provisória (MP) que o prorrogou estabelece que, a cada mês, deve haver a reavaliação da situação cadastral dos beneficiários.

Verifica-se se eles conseguiram emprego, se passaram a receber outros benefícios ou até mesmo se morreram. Para esse público, as contestações poderão ser feitas entre 9 e 18 de dezembro.

A segunda situação é de quem teve o auxílio cancelado devido a indícios de irregularidades identificados pelos órgãos de controle. O prazo para contestar foi aberto na última sexta-feira (11/12) e vai até 20 de dezembro.

Na prática, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) enviam rotineiramente a lista de pessoas nesta situação, para que os pagamentos sejam bloqueados de forma preventiva.

Por fim, quem foi considerado inelegível a receber a extensão do auxílio emergencial de R$ 300, por não atender aos novos critérios de recebimento do benefício, pode contestar a decisão entre 17 e 26 de dezembro.

Ao estender o auxílio, o governo limitou seu recebimento. A concessão de R$ 300 levará em conta, por exemplo, a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2019, não mais de 2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?