BC tem previsão de inflação menor no fim do ano e PIB com alta 1,51%
Previsões estão no Boletim Focus, elaborado pelo BC, que ficou suspenso por causa da greve dos servidores da instituição
atualizado
Compartilhar notícia
As previsões do Boletim Focus, elaborado pelo Banco Central, para a economia brasileira, divulgado nesta sexta-feira (8/7), dizem que o ano deve terminar com inflação a 7,96%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas pelo país, subirá 1,51%.
Antes, a previsão era de inflação marcar 9% no fim do ano e o PIB crescer 1,50%. Para a inflação, que é a variação dos preços de produtos e serviços, as expectativas estão acima do teto de 5% estabelecido pelo Ministério da Economia.
Para 2023, a previsão da inflação oficial do país é de 5,01% até o fim do ano. Já para o PIB, o mercado prevê crescimento de 0,50% no próximo ano.
Outras previsões são sobre o dólar e os juros. A moeda norte-americana deve fechar o ano cotada em R$ 5,09. Antes, a expectativa era menor: R$ 5,05.
Já os juros subiram. Passarão de 13,25% para 13,75%. O aumento é uma das medidas usadas pelo mercado para controlar a inflação.
O Banco Central voltou a publicar o comunicado, que semanalmente traz as expectativas do mercado financeiro para os principais indicadores macroeconômicos, após o fim da greve dos servidores na terça-feira (5/7).
Os servidores da instituição ficaram em greve por três meses. Com isso, as previsões de 6 de maio a 1º de julho não foram divulgadas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.