metropoles.com

BC sobe previsão do PIB para 3,2% e vê inflação perto do teto da meta

O BC alterou a projeção de crescimento do PIB do país de 2,3% para 3,2%, segundo informações do relatório de inflação do terceiro trimestre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Banco Central do Brasil BACEN - Copom - Metrópoles
1 de 1 Banco Central do Brasil BACEN - Copom - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O Banco Central (BC) alterou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país de 2,3% para 3,2%, segundo dados do relatório de inflação do terceiro trimestre, divulgado nesta quinta-feira (26/9). O banco também prevê a inflação próxima ao teto da meta.

“A revisão da projeção de crescimento anual em 2024 foi fortemente influenciada pela surpresa positiva no resultado do PIB do segundo trimestre”, destacou o BC.

Para 2025, a estimativa inicial do crescimento da economia brasileira é de 2%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Alta do PIB significa que a economia está crescendo em um ritmo bom, e queda implica encolhimento da produção econômica da nação.

BC vê inflação próxima ao teto da meta

O Banco Central também aumentou a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, de 4% (em junho) para 4,3%.

O centro da meta para 2024, estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3%, com variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo (ou seja: 4,5% e 1,5%).

“Nos próximos meses, a inflação acumulada em 12 meses deve permanecer próxima ao limite superior do intervalo de tolerância [4,5%] em meio a taxas mensais mais elevadas”, disse o BC.

Assim, segundo análise do Banco Central, a projeção da inflação em 2024 continuará fora do centro da meta, e cada vez mais próxima do teto definido pelo CMN.

Além disso, a probabilidade estimada para a inflação ultrapassar o limite superior da meta passou de 28% para 36% em 2024.

Outras estimativas do BC para o IPCA:

  • 2025: a projeção subiu de 3,4% para 3,7%. Enquanto a probabilidade para ultrapassar o limite superior da meta saiu de 21% para 28%; e
  • 2026: a projeção passou de 3,2% para 3,3%. Já a probabilidade de passar do teto da meta da inflação cresceu de 17% para 19%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?