BC sobe previsão do crescimento do PIB de 2024 para 3,5%
O Banco Central (BC) também revisou a estimativa de crescimento do PIB de 2025, que passou de 2% para 2,1%
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Central (BC) alterou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país de 3,2% para 3,5%, segundo dados do relatório de inflação do quarto trimestre, divulgado nesta quinta-feira (19/12). O banco também revisou a estimativa para 2025.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, um estado ou uma cidade, geralmente em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em ritmo bom, e queda implica encolhimento da produção econômica da nação.
“Sob a ótica da oferta, a alta na projeção de crescimento do PIB em 2024, de 3,2% para 3,5%, refletiu uma elevação na projeção para o setor de serviços, parcialmente compensada por recuos nas estimativas para a agropecuária e a indústria”, destacou o BC no relatório.
Caso o resultado se concretize, esse será o maior nível de avanço da economia brasileira desde 2021 — ano da pandemia de Covid-19 —, à época o PIB cresceu 4,8%. Nos anos de 2022 e 2023, o indicador cresceu 3% e 3,2%.
Para 2025, a estimativa inicial do BC subiu de 2% para 2,1%.
Segundo a autoridade monetária, essa “ligeira alta na previsão de crescimento do PIB reflete elevação na projeção para a agropecuária e estabilidade nas estimativas para indústria e serviços” no próximo ano.
Vale destacar que o resultado oficial do PIB será divulgado em 7 de março de 2025, após a divulgação do indicador pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
PIB cresce no terceiro trimestre
O Produto Interno Bruto cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2024 (período de julho, agosto e setembro), frente ao segundo trimestre deste ano, segundo o IBGE.
A expansão da atividade econômica foi impulsionada pelas altas nos serviços (0,9%) e na indústria (0,6%). Dos grandes setores, apenas a agropecuária recuou (-0,9%), de acordo com o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.
As estimativas do PIB para 2024
A projeção oficial do governo Lula (PT) é de 3,3% no acumulado do ano. Mas a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda sinalizou que fará revisão na estimativa do PIB de 2024.
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assegurou que o crescimento da economia neste ano será de 3,5%. “Nós vamos ter um crescimento este ano de cerca de 3,5% do PIB, com a menor taxa de desemprego da série histórica, com a menor taxa de miséria da taxa histórica, com o menor [número de] nem-nens, da série histórica”, afirmou.
No mês passado, o Banco Central informou que a “prévia do PIB” avançou 0,1% em outubro em comparação ao mês anterior. As informações estão no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).
Para este ano, o mercado financeiro aposta que o PIB vai avançar 3,42% no acumulado do ano, segundo o relatório Focus mais recente.