BC reduz Selic para 6,75%. Juro básico é o mais baixo da história
Foi a 11ª redução consecutiva da taxa de juro básica. Inflação sob controle e ritmo ainda lento da economia explicam decisão
atualizado
Compartilhar notícia
Com inflação sob controle e a atividade econômica ainda lenta, a taxa básica de juros do Brasil caiu para o menor patamar desde que a Selic passou a ser usada como referência para a política monetária, em 1996. O Banco Central (BC) reduziu na noite desta quarta-feira (7/2) a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual, de 7% para 6,75% ao ano. Foi o 11º corte consecutivo.
O anúncio dos técnicos do BC atendeu expectativas do mercado, que não conseguia vislumbrar outra coisa desde que em dezembro do ano passado o mesmo colegiado tinha derrubado a Selic em 0,50 ponto porcentual, sinalizando o novo corte de hoje na decisão de então.
Para o economista Pedro Ramos, do Banco Sicredi, os sinais do BC foram claros e portanto não ficou dúvida de que o Copom iria cortar a Selic para 6,75%. “O BC teve várias oportunidades desde a última reunião em dezembro, mas não houve qualquer indício de outra redução a não ser de 0,25 ponto”, afirma.
As explicações detalhadas da decisão serão oferecidas por meio de uma ata do encontro que, em função do carnaval, será publicada apenas na quinta-feira da próxima semana, dia 15, às 8h — e não na terça-feira, dia 13.