metropoles.com

BC permitirá pagamentos de boletos via PIX. Veja como vai funcionar

Credores deverão se adequar à tecnologia QR Code. Será possível pagar contas e faturas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
boleto bancario
1 de 1 boleto bancario - Foto: Reprodução

Boletos e contas de água, luz e telefone poderão ser pagos diretamente pelo PIX, o novo sistema de transferências em tempo real desenvolvido pelo Banco Central (BC). Será necessário, porém, que os documentos contenham tecnologia QR Code.

O PIX começará a funcionar para toda a população no próximo dia 16 de novembro. Até lá, bancos e instituições financeiras e de pagamentos têm realizado o cadastro das chaves, que funcionarão como identificadores das contas dos clientes.

O boleto é um meio de pagamento distinto do PIX, que permitirá que a transação seja feita em qualquer horário, nos sete dias da semana e nos 365 dias do ano, mesmo em feriados. O dinheiro deverá cair na conta em até 10 segundos.

3 imagens
Banco Central do Brasil
Banco Central do Brasil
1 de 3

Banco Central do Brasil

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 3

Banco Central do Brasil

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Banco Central do Brasil

Felipe Menezes/Metrópoles

De acordo com o BC, o determinante para o pagamento de contas e faturas via PIX é se o emissor do boleto se adequou às regras do sistema e inseriu um QR Code nele. “Neste caso, o boleto funciona como mero espaço para impressão do código.”

Dessa forma, as contas poderão conter dois instrumentos de pagamento: o código de barras do boleto e o QR Code do PIX – são formas de pagamento distintas, ainda que possam estar previstas no mesmo papel, por opção do credor.

Portanto, caso o documento contenha apenas o código de barras do boleto, mas não o QR Code do PIX, o cliente não poderá pagar a conta pelo novo sistema de transações.

“Como o PIX não almeja eliminar outras formas de pagamentos, pode ser que o emissor do boleto prefira mantê-lo. Neste caso, código de barras e QR Code coexistiriam no mesmo papel”, exemplificou a autarquia federal, em nota ao Metrópoles.

Contas de luz

O Banco Central anunciou, em agosto, uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que vai permitir a possibilidade de pagar a conta de luz com o PIX. O acordo facilita também as atividades das distribuidoras de energia.

O uso do PIX no âmbito das distribuidoras de energia elétrica será feita gradualmente e pode durar até dois anos, tempo de vigência do acordo de cooperação. O sistema é mais rápido e barato para essas empresas receberem pela prestação do serviço.

Nessa segunda-feira (26/10), o chefe de subunidade no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Breno Lobo, explicou que nem todas as empresas vão participar do PIX em 2020, pois o processo de adesão é gradual.

“Algumas distribuidoras de água e energia entrarão no PIX em novembro, assim como as empresas da parte de telefonia, que vão ofertar o novo sistema tanto para o pagamento de faturas como para a recarga de celulares pré-pagos”, disse, em evento da Informa Markets.

Como realizar o QR Code

De acordo com o Banco Central, o novo sistema de pagamentos instantâneos possuirá uma funcionalidade chamada “PIX Copia e Cola”. A partir de um QR Code, haverá a possibilidade de gerar um código com as informações apresentadas.

“Assim, o usuário poderá copiar esse código e depois colá-lo em campo específico de pagamento do prestador de serviço, assim como ocorre, por exemplo, quando o usuário paga um boleto, copiando e depois colando as informações do código de barras”, explica.

Do lado do credor, é importante destacar que todos os arranjos de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro que ofertem iniciação de pagamento por meio de QR Code devem seguir um padrão estabelecido pelo BR Code.

Hoje, existem dois tipos de QR Code: estático e dinâmico. Segundo o BC, ambos servem para receber um ou mais PIX e podem ser gerados pela instituição financeira ou de pagamento, além de serem disponibilizados em papel ou em meio eletrônico. Veja a diferença:

  • Estático: que poderá ser usado para transferências ou no comércio quando as informações para pagamentos não mudam, incluindo o valor a ser pago (exemplo: um sorveteiro, em que o preço do picolé é o mesmo sempre).
  • Dinâmico: que poderá ser utilizado no comércio quando as informações para pagamentos mudam a cada momento (exemplo: em um supermercado, quando o valor de cada compra é diferente).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?