BC informa vazamento de dados cadastrais de 2,1 mil chaves Pix
Clientes que tiveram os dados vazados receberão notificação “exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento”
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Central anunciou, nesta quinta-feira (3/2), que identificou vazamento de dados de “natureza cadastral” relacionados ao Pix de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A. Este é o terceiro vazamento de informações relativas ao Pix, desde a criação do sistema de pagamentos em tempo real.
De acordo com a autarquia, vazaram dados de 2.112 chaves Pix, incluindo nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da conta.
“Apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência. Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a ANPD [Autoridade Nacional de Proteção de Dados] foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas”, explicou o órgão federal.
Clientes que tiveram os dados vazados receberão notificação “exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento”.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, enfatizou a autarquia.
Ainda segundo o Banco Central, as chaves Pix são usadas para o recebimento de recursos, ou seja, “mesmo em posse dessa informação, não é possível o acesso ao saldo ou lançamentos da conta ou a realização de pagamentos ou transferências”, acrescentou.