metropoles.com

BC estuda mudanças no PIX para evitar golpes e sequestros

Banco não descarta limitar os horários de transação dos valores. Atualmente, transferências via PIX podem ser realizadas a qualquer hora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Layout PIX
1 de 1 Layout PIX - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central estuda realizar mudanças para tornar o PIX mais seguro. A informação foi divulgada pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, em evento organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As alterações na operação buscam frear o aumento da criminalidade e da aplicação de golpes que utilizam-se do formato de transferências bancárias. Uma novidade estudada pelo banco para esta finalidade é limitar o horário em que é possível realizar transferências.

De acordo com Campos Neto, a tendência é de que as novidades no uso do PIX sejam “anunciadas em breve”. “Olhamos com cuidado a associação do PIX com criminalidade. Em breve, anunciaremos medidas para torná-lo mais seguro”, disse durante o evento.

Uma das críticas ao formato é justamente a facilidade que dá aos criminosos de transacionarem valores elevados em qualquer horário e com agilidade. A rápida adesão ao PIX é associada, inclusive, com um aumento nos crimes de sequestro.

O presidente do BC ressaltou, porém, que a segurança com transações financeiras é um problema antigo da instituição e que ocorre antes mesmo da existência da nova operação. “Havia sequestros relâmpagos em ATMs, foram ajustando”, enfatizou Campos Neto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?