metropoles.com

BC eleva juros para 7,75% ao ano, maior taxa desde 2017

Com o aumento, a Selic atinge o patamar mais alto em quatro anos. Ideia do Copom é ajudar a frear a inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
economia juros gráfico aumento
1 de 1 economia juros gráfico aumento - Foto: iStock

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (27/10) aumentar a Selic (a taxa básica de juros da economia) em 1,5 ponto percentual, elevando o índice dos atuais 6,25% para 7,75% ao ano.

A medida busca controlar a inflação, que já chegou, no acumulado dos últimos 12 meses, a 10,25%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro.

Com o aumento, os juros atingem seu patamar mais alto em quatro anos – em outubro de 2017, antes de cair para 7,5%, estava em 8,25% ao ano.

Nos dois encontros anteriores do Copom, em agosto e setembro, a elevação da Selic foi de um ponto percentual. Para este mês, havia uma tendência de que o BC mantivesse esse ritmo, mas o cenário mudou após o ministro Paulo Guedes (Economia) admitir uma “licença” para furar o teto de gastos a fim de custear o Auxílio Brasil (novo Bolsa Família) e após a aceleração do IPCA.

Analistas indicaram, entretanto, que seria possível fazer o programa sem estourar o limite das despesas, utilizando, por exemplo, recursos destinados às emendas parlamentares. A proposta, entretanto, foi refutada pelo governo.

As notícias sobre o teto de gastos aumentaram a incerteza fiscal no país, o que pressionou os juros deste mês. “Sem uma âncora fiscal crível, a tarefa do Banco Central de manter a inflação na meta se torna mais difícil”, avaliou o  economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita.

Para o fim de 2021, a expectativa dos especialistas passou de 8,25% para 8,75% ao ano e, para o fechamento de 2022, a expectativa para a taxa Selic saltou de 8,75% para 9,5% ao ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?