metropoles.com

BC deve elevar juros para 6,25% nesta quarta, maior nível em dois anos

A expectativa é que o colegiado continue a subir a Selic nos próximos meses, até que atinja 8,25% ao ano, no fechamento de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
O Banco Central apresentou como será a cédula
1 de 1 O Banco Central apresentou como será a cédula - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), reúne-se nesta quarta-feira (22/9) para decidir se vai ou não elevar a taxa básica de juros (Selic). De acordo com previsões da maioria dos analistas do mercado financeiro, o colegiado deve aumentar a taxa de 5,25% para 6,25% ao ano. Se isso ocorrer, será o quinto aumento seguido em 2021, o que corresponde ao maior patamar desde julho de 2019.

A expectativa é que a Selic continue a subir nos próximos meses, até que atinja 8,25% ao ano, no fechamento de 2021. A decisão desta quarta-feira será anunciada após as 18h.

O instrumento é utilizado pelo Banco Central para conter a inflação. Normalmente, quando o aumento dos preços está em descontrole, o comitê eleva a taxa de juros. Dessa forma, o Copom consegue ancorar as expectativas.

“A Selic mais alta desestimula a economia pelo canal de crédito e de expectativa. Se um comerciante, por exemplo, não acredita que aquela alta é temporária, ele regula seus preços pensando nisso. Existe uma ancoragem das expectativas”, afirmou a chefe de Economia da Rico Investimentos, Rachel de Sá, ao Metrópoles. “O BC precisa passar uma mensagem forte para a população”, completou.

Para 2021, a meta central de inflação é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. O BC também já está de olho na meta de inflação de 2022 para definir os juros. No próximo ano, a meta é de 3,50% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2% a 5%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?