BC adia nota das estatísticas fiscais por falta de dados do Tesouro
Prevista para quinta (31/10), divulgação da nota das estatísticas fiscais será em 11/11. Tesouro alega atraso por greve de servidores
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Central (BC) informou, nesta terça-feira (29/10), que a publicação das estatísticas fiscais referentes ao mês de setembro (dívida bruta do governo geral e dívida líquida do setor público) será adiada para 11 de novembro devido à “indisponibilidade de informações do Tesouro Nacional utilizadas na elaboração da nota”.
A divulgação dos dados estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira (31/10). Segundo o BC, na nova data de publicação, a nota será divulgada às 8h30 e, posteriormente, às 10h30 haverá uma entrevista coletiva.
Na última sexta-feira (25/10), o Tesouro informou que as coletivas de imprensa para apresentação dos dados de setembro do Relatório Mensal da Dívida (RMD) e do Resultado do Tesouro Nacional (RTN) foram adiadas “em razão do movimento de valorização da carreira e da deflagração de greve dos servidores da instituição”.
Greve impacta no adiamento de relatórios do Tesouro
Nos últimos meses, o Tesouro comunicou diversos adiamentos na publicação dos relatórios econômicos. O principal motivo do atraso é a operação-padrão da categoria de finanças e controle — também conhecida como operação tartaruga—, que consiste no atraso nas entregas das pastas por tempo indeterminado.
Em greve desde agosto, os auditores e técnicos federais, lotados na Controladoria-Geral da União (CGU) e no Tesouro Nacional, intensificaram a mobilização na última semana.
Eles informaram que paralisarão as atividades às terças, quartas e quintas-feiras por tempo indeterminado.