BBB21: Entenda a explicação de Gil sobre a emissão de notas pelo BC
O rei do ‘tchaki tchaki’ e doutorando em economia dá aula sobre inflação com bom humor e seu estilo único
atualizado
Compartilhar notícia
O economista mais amado do momento, o participante do Big Brother Brasil Gilberto Nogueira, é um dos favoritos para ganhar o prêmio na edição 2021. Em conversa com Juliette, uma de suas parceiras de game e preferidas também do público, Gil explicou porque o Banco Central (BC) não pode emitir mais moedas para resolver crises fiscais e que isso, na verdade, causaria efeito contrário ao esperado. Com todo seu carisma e humor, o doutorando em economia conquistou mais uma vez as redes sociais.
“Muitas pessoas falam assim: Quando eu for presidente da república eu vou emitir moeda no Banco Central, vou dar dinheiro pra todo mundo, todo mundo vai ficar rico, vai Banco Central, dá moeda pra todo mundo tchaki tcha tchaki tcha”, diz o BBB. Isso, no entanto, na explicação de GIl, causaria aumento significativo da inflação.
O Gil já fez mais pela economia que o Paulo Guedes pic.twitter.com/n25XcoCD7o
— Dudu (@Dudu) February 18, 2021
Mas como? O processo citado pelo brother chama-se Curva de Phillips. A teoria relaciona o desemprego alto com inflação baixa. Aplicando o conceito no contexto da crise causada pandemia da covid-19, por exemplo, nota-se que empresários cortaram custos e reduziram funcionários. Com desemprego em alta, a renda da população diminuiu. Isso faz com que a demanda por produtos e serviços também reduza, obrigando empregadores a baixarem preços do mercado, portanto, baixa inflação.
Gil explicou exatamente o efeito contrário que pode acontecer. Caso o Banco Central emita notas para aumentar a renda populacional em uma situação de crise, a demanda aumenta e os preços, por consequência, sobem, o que provoca a alta na inflação.