Barris de petróleo são negociados a valores negativos
Cotação do petróleo nos Estados Unidos está operando, nesta segunda-feira (20/04), no menor nível da história desde 1983
atualizado
Compartilhar notícia
A cotação do petróleo nos Estados Unidos está operando, nesta segunda-feira (20/04), no menor nível da história desde 1983, sendo negociado a valores negativos. Foram registradas quedas superiores a 140%, com uma corrida para venda de contratos em maio, que expiram nesta terça-feira (21/04). A cotação negativa significa, basicamente, que quem tem contratos para compra de barris em maio precisa, agora, pagar para que eles fiquem armazenados, pois a demanda caiu muito e não há nem uso nem novos compradores para o produto.
O barril West Texas Intermediate (WTI) estava sendo negociado, por volta de 15h30, a US$ – 13,98. Já o tipo Brent caiu mais de 10% ao longo do dia. Os preços vêm caindo durante toda a segunda-feira.
O que tem interferido profundamente no valor é o aumento dos estoques de petróleo, visto que, com quarentenas sendo impostas em todo o mundo por causa do novo coronavírus, houve queda dramática na demanda.
Segundo a Administração de Informações sobre Energia estadunidense (AEI, na sigla em inglês), o estoque dos Estados Unidos aumentou em 19,2 milhões de barris apenas na semana passada.