metropoles.com

Banco Mundial muda previsão do PIB do Brasil em 2018 para 1,2%

Segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (5), a situação geral do Brasil “parece preocupante, com considerável incerteza política”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
dolar
1 de 1 dolar - Foto: iStock

O Banco Mundial cortou pela metade a previsão de crescimento da economia brasileira em 2018 e agora prevê expansão de 1,2% neste ano. A instituição também reduziu a expectativa de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019. Segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (5/10), a situação geral do Brasil “parece preocupante, com considerável incerteza política“.

A previsão para o crescimento da economia do país em 2018 caiu de 2,4% – estimativa divulgada em junho – para 1,2%, conforme números da atualização do cenário macroeconômico do Banco Mundial. Para 2019, a previsão de crescimento do PIB foi reduzida com menor intensidade: de 2,5% para 2,2%.

Economistas da instituição internacional dizem que há três principais motivos para explicar a piora do quadro econômico: “a persistência de um grande e aparentemente intratável déficit fiscal, falta de uma significativa reforma previdenciária e o crescimento da incerteza política relacionada às eleições de outubro”.

Além dos três problemas internos, o organismo avalia que o cenário externo também prejudica o Brasil “com a recente apreensão no mercado internacional de capitais”. Somados, os problemas domésticos e o cenário externo “resultaram em um crescimento ainda mais modesto”.

Apesar da piora do cenário, o relatório lembra que a situação dos vizinhos é ainda pior. “É esperado que o Brasil se saia melhor na comparação com a vizinha Argentina, mas mesmo assim bem abaixo das previsões iniciais”, informou o Banco Mundial, ao lembrar que o Banco Central previa expansão do PIB de 2,6% em 2018, mas reduziu a previsão para 1,6% após a paralisação dos caminhoneiros.

A Argentina deverá voltar à recessão neste ano, com contração do PIB de 2,5%. Em junho, a previsão de crescimento era de 1,7% para a economia vizinha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?