Banco Central revisa projeção do PIB para tombo de 4,4% em 2020
Índice foi divulgado nesta quinta-feira, no Relatório de Inflação de dezembro. Em setembro, BC previa queda de 5% na economia brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Central (BC) revisou a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e agora prevê queda de 4,4% em 2020. A projeção foi divulgada nesta quinta-feira (17/12), no Relatório de Inflação de dezembro.
Anteriormente, no Relatório de Inflação de setembro, o BC previa retração de 5% na economia brasileira, defasada, sobretudo, devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
O PIB brasileiro cresceu 7,7% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 3 de dezembro.
Apesar de ser a maior variação desde o início da série histórica, em 1996, a alta é insuficiente, conforme dados do IBGE, para recuperar as perdas provocadas pela Covid-19. No segundo semestre, o tombo foi de 9,6%.
Com o resultado, a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com perda acumulada de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019.
Já para 2021, o BC destacou apresentar “incerteza acima da usual”, mas estimou alta de 3,8% do PIB. Ressaltou, porém, que a perspectiva está condicionada à “continuidade do processo de reformas e ajustes necessários”.
“Esta estimativa considera que não deve haver restrições significativas do lado da oferta decorrentes do fechamento duradouro e disseminado de empresas na pandemia e é condicionada ao arrefecimento gradual da crise sanitária e à manutenção do regime fiscal”, explicou.