Banco Central informa vazamento de dados de 1,3 mil chaves Pix
Segundo o BC, o vazamento ocorreu na fintech Cronos “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Central (BC) comunicou, nesta terça-feira (26/11), novo vazamento de dados no Pix. Esta é a 12ª ocorrência apenas neste ano, de acordo com dados da autoridade monetária.
Desta vez, 1.378 chaves Pix registradas na Cronos Instituição de Pagamento Ltda., a fintech Cronos, foram expostas “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”. Os incidentes ocorreram entre 5 e 8 de novembro.
Os seguintes dados foram expostos:
- nome do usuário;
- CPF;
- instituição de relacionamento;
- agência e número da conta.
Em nota, o BC explicou que “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.
O banco reiterou que “as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.
Conforme o BC, os clientes que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira.
“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, destacou a autoridade monetária em nota.
12º vazamento de chaves Pix
O mais recente vazamento comunicado foi da Caixa Econômica Federal. O incidente ocorreu entre 24 e 25 de setembro e expôs dados referentes a 644 chaves Pix sob tutela da Caixa.
No acumulado do ano, cerca de 261.376 chaves tiveram dados vazados, segundo o Banco Central.